Nutrição de bezerras

dicas para nutrição de bezerras
Veja algumas dicas de como nutrir as bezerras de forma adequada

Compartilhe este post

As bezerras são o grande patrimônio de uma propriedade leiteira, que devido ao progresso genético de melhoramento, através da inseminação artificial ou da Fertilização in Vitro, provavelmente, serão melhores geneticamente do que as mães, serão as futuras vacas do rebanho.

Para que apresentem seu máximo potencial genético, o cuidado já inicia, no ventre da mãe, mas vamos falar da nutrição a partir do nascimento, que vai permitir o crescimento saudável de uma futura vaca.

Fatores importantes para saúde e desenvolvimento na nutrição de bezerras

Colostro

A colostragem é o primeiro passo, e de fundamental importância para saúde e desenvolvimento da bezerra. É como se fosse a “primeira vacina”, pois o colostro é rico de anticorpos e vai proteger a bezerra, nas primeiras 2 semanas de vida contra as doenças, desde que consumo um colostro de qualidade, ou seja, rico em anticorpos e na quantidade adequada. A recomendação é que nas primeiras duas horas de vida, consuma 4 litros de colostro e até as 6 horas de vida, mais 2 litros de colostro, totalizando 6 litros de colostro nas 6 primeiras horas de vida.

Proteínas

Já no primeiro dia de vida, fornecer ração de qualidade, com proteínas ricas em aminoácidos, ricas em minerais, vitaminas e aditivos que auxiliem na prevenção das diarreias e melhorem o sistema imunológico das bezerras. A água de qualidade, também deve ser fornecida a partir do primeiro dia de vida.

Ração

A ração deve ser fornecida à vontade, mantendo sempre os cochos limpos, não colocando ração nova em cima da velha. Ir colocando pequenas quantidades, e reabastecendo quando necessário para evitar perdas. 

A forma da ração, peletizada ou farelada, não interfere no desempenho, sendo que o resultado é dependente da qualidade da fórmula, de seus ingredientes e dos aditivos.

Aplicando essas principais dicas com certeza suas bezerras terão um início de vida mais saudável e consequentemente um melhor para o desenvolvimento.

Gostou das dicas? Acesse nosso blog e leia sobre outros assuntos importantes.

Mais para você