A CCS do leite é m dos pontos mais importantes para o produtor de leite, tanto na questão de qualidade de leite como na questão econômica.
A CCS (Contagem de Células Somáticas) alta, acima de 400.000, traz prejuízos através da redução da produção leiteira e do menor pagamento pelo litro de leite, efetuado pelo laticínio, que penaliza o produtor que entrega o leite com CCS alta.
O que o produtor deve fazer para reduzir CCS do leite?
Seguem algumas linhas de trabalho:
- Higiene na hora da ordenha. Manter as mãos dos ordenadores limpas, como também todos os utensílios.
- Colocar a teteira sempre com os tetos das vacas limpos. Secar com papel toalha, não utilizar panos para esse fim.
- Fazer o pré-dipping e o pós-dipping.
- Fazer o teste da caneca telada ou de fundo preto, de todas as vacas em todas as ordenhas, para identificar as vacas com mastite.
- Fazer o teste de CMT, semanalmente ou sempre que for necessário, para identificar as vacas com mastite subclínica.
- Com o resultado do CMT, passar a fazer uma linha de ordenha. Ordenhamos primeiro as novilhas e depois as vacas com CCS baixa (o CMT é um método simples para detectar vacas com CCS alto consequente de mastites subclínicas). Depois as novilhas e vacas com CCS alta e por último vacas com mastite clínica.
- Fazer a manutenção periódica da ordenhadeira, para garantir um bom funcionamento do equipamento.
- Tratar das vacas secas com antibióticos próprios.
- Nutrição adequada. Uma nutrição equilibrada e com altos níveis de vitaminas e minerais, além de alguns aditivos específicos, podem ser uma ferramenta de grande auxílio no controle da CCS alta. Lembrando que a nutrição é uma excelente ferramenta para melhorar a imunidade mamária, mas não substitui os cuidados com higiene, ordenha etc.
Gostou das dicas?
Continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais para mais assuntos importantes.