Porque fazer pré-parto de vacas leiteiras

Pré-parto em vacas leiteiras
Veja a importância e os benefícios do pré-parto de vacas leiteiras

Compartilhe este post

O Pré-parto de vacas leiteiras é o período de 21 dias que antecedem o parto, é considerado um dos períodos mais críticos e de maior desafio para a vaca de leite. A vaca nesse período está se preparando para o parto, onde deve produzir o colostro, que é riquíssimo de proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, o que exige da vaca uma quantidade muito grande de nutrientes para produzir um colostro de qualidade.

Necessidade de minerais no pré-parto de vacas leiteiras

   A necessidade de minerais após o parto  aumenta de maneira extraordinária se a vaca não for nutrida adequadamente no pré-parto, nesse caso, ela terá maiores chances de desenvolver hipocalcemia, também conhecida como febre do leite, na forma clínica, mas também a hipocalcemia subclínica, que favorece a perda do apetite, as infecções uterinas, menor produção leiteira entre outros problemas.

   Se a vaca não estiver bem nutrida, vai produzir um colostro de pior qualidade, afetando a saúde da bezerra.

   Enquanto em média, a gordura do leite de vacas holandesas é de 3,5 % e das girolandas em torno de 3,8 %, e a proteína do leite entre 3,0 e 3,2 % em média, o colostro possui em média 6,7 % de gordura e 14,9 % de proteína. Uma vaca que produziu 20 litros de colostro, retirou do seu organismo 1,34 kg de gordura e 2,98 kg de proteína.

6 Principais benefícios da dieta pré-parto

  1. Adaptação da microbiota intestinal. As bactérias ruminais principalmente, responsáveis pela digestão das fibras e do amido da dieta, necessitam de 14 a 21 dias para se adaptar a um novo ingrediente da dieta. Tratando com uma ração pré-parto, vamos aumentar a população de bactérias e aumentar o tamanho das papilas ruminais que absorvem grande parte dos nutrientes produzidos pelas bactérias.
  2. Aumento da imunidade. Devido ao alto teor de vitaminas e aditivos da ração Pré-parto PietroTech, ocorre o aumento da imunidade da vaca e consequentemente, maior qualidade de colostro.
  3. Auxílio na prevenção da retenção de placenta, devido aos seus altos níveis de Vitamina E, Selênio 100% orgânico e altos níveis de Vitamina A.
  4. Auxílio na prevenção de hipocalcemia. Seu balanceamento de minerais de forma adequada faz com que a vaca melhore a absorção de cálcio, logo após o parto.
  5. Melhora o apetite da vaca. Sua fórmula especial, melhora a saúde geral da vaca e seu apetite.
  6. Maior produção de leite. Trabalhos científicos comprovam que um pré-parto bem feito pode aumentar a produção de leite na lactação de 500 a 1000 litros, o que paga o retorno do investimento e traz lucros para o produtor, sem contar o menor custo de gastos com medicação pós parto.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do pré-parto em vacas leiteiras e seus benefícios?

    Quer saber mais sobre este e outros assuntos, leia outros artigos em nosso blog ou consulte um técnico da PietroTech, ele poderá lhe auxiliar na melhor escolha do manejo e dieta pré-parto.

Mais para você