Terminação Intensiva a Pasto (TIP): descubra os segredos, benefícios e pontos cruciais dessa estratégia!

Terminação Intensiva a Pasto: descubra os segredos, benefícios e pontos cruciais dessa estratégia!
A Terminação Intensiva a Pasto é uma estratégia que visa o acabamento da carcaça dos bovinos de forma eficiente, utilizando uma dieta de alto concentrado e pastagem. Com vantagens como aumento de peso da carcaça, menor custo e estrutura em relação ao confinamento tradicional.

Compartilhe este post

A criação de bovinos de corte se divide em três fases, cria, recria e terminação (que nesse artigo vamos falar da Terminação Intensiva a Pasto), as quais apresentam seus graus de importância e diferenças de manejo, principalmente nutricional. A última fase da produção tem por objetivo principal o acabamento da carcaça desses animais, visando um maior rendimento e deposição de gordura, e é a terminação, que pode ser realizada de algumas maneiras. Pensando em um sistema intensificado o mais comum seria o confinamento dos animais e o fornecimento de uma dieta com volumoso e concentrado sendo ofertado 100% no cocho. Na Terminação Intensiva a Pasto (TIP), a quantidade de ração é similar ao confinamento, porém o volumoso, os bois comem no pasto, sendo ofertado no cocho apenas a ração.

    Importante diferenciarmos a TIP do semiconfinamento tradicional e muito utilizado no Brasil, visto que o nível de concentrado na TIP é extremamente alto sendo utilizado 2% do peso vivo, ou seja, um animal de 490 quilos entrando na terminação intensiva a pasto, irá consumir 9,8kg de ração por dia, enquanto no semiconfinamento esse volume fica em torno de 1,0 a 1,5%.

Pontos Importantes para instalação da Terminação Intensiva a Pasto (TIP)

Alguns pontos-chave na propriedade devem ser considerados a fim de se instalar a TIP. Sabendo do nível de concentrado fornecido, o primeiro ponto e talvez o mais importante é ter volume de pasto disponível, pensando em uma terminação no período da seca, uma reserva de pasto feita anteriormente nas águas é de suma importância e a técnica de diferimento de pastagem se torna uma boa estratégia para termos condições adequadas para o aporte de suplemento aos animais. 

Dimensionamento correto dos cochos para fornecimento de raça o qual temos recomendado 30-40 cm de cocho linear por unidade animal (450kg de peso vivo).

O fornecimento de água em quantidade e qualidade deve ser considerado, principalmente pensando no consumo de matéria seca diária dos animais.

Todos os dias realizar o fornecimento de ração no mesmo horário, pois algum tipo de mudança, tende a atrapalhar o consumo naquele determinado período.

Assim como no confinamento tradicional, deve-se também realizar uma adaptação dos animais à dieta fornecida, a qual deve ser feita com o incremento de concentrado na dieta de forma gradual, 0,25% do peso vivo em suplementação sendo aumentado a cada 4 dias de cocho sem sobras, até chegarmos a quantidade de 2% do peso corporal, que é nível de concentrado adequado para TIP, recomendado por (Alves Neto et al., 2018). 

3 Vantagens em utilizar o TIP

  1.      Aumento da taxa de lotação que pode variar conforme o período, podendo variar de 10 bois/ha nas águas e até 6 bois/há na seca.
  2.     Aumento de peso da carcaça com melhor acabamento.
  3.     Menor gasto e menor estrutura que os confinamentos tradicionais.

 Conclusão

   O resultado da TIP em comparação ao confinamento tradicional está diretamente ligado ao rendimento de carcaça, um estudo de Moretti (2015) comparou animais em TIP e confinamento tradicional com a mesma quantidade de concentrado 2% do peso vivo, sendo o volumoso do confinamento bagaço de cana. No fim do experimento os animais de confinamento tradicional apresentaram um ganho médio diário (GMD) maior (1,130 x 0,960 kg/dia), no entanto ambos os lotes apresentaram o mesmo peso de carcaça.  Para os produtores que vendem o boi corte no chamado “gancho”, onde o frigorífico paga pelo peso da carcaça e não pelo peso do boi vivo com desconto de 50%, o TIP se torna vantajoso.

A TIP é mais uma das diversas estratégias que temos a possibilidade de trabalhar e tem de ser avaliada da melhor forma possível e focar na melhor escolha do concentrado para, além do pasto sempre disponível para se obter os melhores resultados possíveis.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto e quer sabe mais sobre assuntos relacionados a gado de corte e leite? Continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais.

Mais para você