Sobre a suplementação mineral para bovinos de leite no contexto atual da produção de leite no Brasil já se sabe de forma clara a importância da nutrição de qualidade a fim de chegarmos a números melhores de produção, reprodução e sanidade.
O conceito trabalhado hoje, é o de fornecimento de uma dieta que atenda níveis adequados de energia, proteína, vitaminas e minerais, e qualquer fator de desequilíbrio em um desses parâmetros acarretará uma redução de performance.
Principais objetivos da Suplementação Mineral para bovinos de leite
A suplementação mineral, tem como principais objetivos a melhoria no desempenho reprodutivo, diminuição do intervalo de partos e consequente aumento da proporção de vacas em produção em relação ao rebanho. Além disso, a correta suplementação mineral traz benefícios relacionados a qualidade do leite, principalmente no que se diz respeito à CCS ( Contagem de células somáticas), nesse caso específico, principalmente a suplementação de Zinco tem um efeito positivo na redução CCS.
Como se dividem os minerais
Os minerais se dividem em:
Macro (cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, potássio, cloro e sódio)
Microelementos (manganês, zinco, cobre, cromo, iodo, selênio e cobalto)
Esses minerais apresentam-se de formas diferentes, sendo as mais utilizadas na forma de óxidos ou sulfatos. Os minerais também podem se apresentar na forma dita “orgânica”, onde estão ligados a aminoácidos ou frações proteicas e por isso, possuem maior biodisponibilidade. O fósforo é o mineral que possui o maior peso no valor de um suplemento mineral, devido à alta inclusão e alto valor. A fonte mais utilizada e de excelente biodisponibilidade é o Fosfato Bicálcico.
Baseado nisso, para uma suplementação cada vez mais eficiente, a escolha do produto deve ser baseada na fonte dos minerais que ali estão, a fim de resultados melhores serem alcançados. Saber o nível de exigência do animal e buscar o produto de melhor absorção que atenderá a demanda.
Como fornecer o Suplemento Mineral para Bovinos de leite
O fornecimento do suplemento mineral pode ser feito em cochos apropriados para tal e dependendo da necessidade, ser fornecido em ingestão forçada junto ao trato. Os cochos devem ser cobertos e o espaçamento ideal deve ser respeitado para um bom aproveitamento por todos os animais do lote, utilizando no mínimo 5 cm de cocho por vaca.
Ponto Importante também, é não tratar sal mineral como um milagre, é vendido algumas vezes que é ¨ só fornecer mineral à vontade que as vacas começam a dar cio ¨, o conceito certo é trabalhar sempre com a real exigência da categoria animal que está sendo trabalhada, e que os outros nutrientes, tais como energia, proteína e vitaminas, também atendam a exigência mínima necessária para cada categoria.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre procedimentos, tratamentos e tudo mais ligado à pecuária leiteira e de corte?
Continue acompanhando nosso blog e redes sociais.
O departamento técnico da Pietro Tech se coloca a disposição para fornecer dicas necessárias para uma boa suplementação mineral do seu rebanho.