Dicas para desensilagem
Veja algumas dicas de manejo pós abertura do Silo

Compartilhe este post

Manejo pós abertura do silo

Para falarmos sobre desensilagem, precisamos entender que o processo de ensilagem de uma forrageira consiste em seu armazenamento por um período de tempo para ser usada como fonte de suplementação, principalmente no período seco.

Fatores importantes

  1. Ponto de colheita da planta;
  2. Tamanho de partícula;
  3. Processamento dos grãos ( Silagem de milho e sorgo por exemplo );
  4. Compactação;
  5. Vedação;
  6. Tempo de estocagem;
  7. Abertura do silo;
  8. Retirada da Silagem.

Todos esses pontos são de extrema importância na desensilagem para o alcance de um material com uma boa qualidade nutricional e com menor número possível de perdas, sabe-se que, o ponto de colheita é fundamental, principalmente na planta de milho, a fim de se aproveitar do melhor nível de amido depositado no grão o qual aliado ao bom processamento estará disponível para os animais. O tamanho de partículas, além de sua contribuição nutricional como fonte de fibra, auxilia na compactação, que deve ser a melhor possível para uma boa fermentação do material que deve ser bem vedado e estocado por no mínimo 21 dias. 

Abertura e retirada

  • Momento certo para abertura

Como dito anteriormente, o período mínimo de armazenamento da Silagem seria de 21 dias, momento no qual a silagem tende a ter alcançado sua estabilidade na fermentação. Vale ressaltar que esse tempo seria em emergências nas quais o produtor necessita da silagem de forma urgente para seus animais. O tempo de estocagem mínimo, considerado ideal, seria de 4 meses, para que o processo fermentativo, consiga tornar o amido da silagem mais disponível para as bactérias ruminais.

  • Dimensionamento do Silo

O dimensionamento do silo é prática fundamental que interfere diretamente no processo de abertura e retirada da silagem. Após aberto espera-se bem pouco contato com oxigênio, portanto existe uma quantidade mínima de silagem a ser retirada, que são fatias de pelo menos 20cm de profundidade. É recomendado esse número, pelo fato de que, após aberto, considerando uma boa compactação, o oxigênio penetra no silo por volta de 20 cm, ou seja retira-se essa parte para fornecimento aos animais evitando o acúmulo de oxigênio e perdas de valores nutricionais do resto do silo, quanto menos compactado, mais fácil a penetração do oxigênio, tornando necessário a retirada de fatias mais profundas, 30cm por exemplo. Por isso o mal dimensionamento pode prejudicar tanto para menos, no sentido de faltar silagem para os animais, quanto para mais, no sentido de ter que retirar os 20cm todos os dias, porém não ter animais para comerem.

  • Fornecimento

O fornecimento deve ocorrer o mais rápido possível após a retirada do material, evitar exposição ao sol por um longo período de tempo. Em casos excepcionais, em que o número de animais não é suficiente para se alimentar dos 20cm retirados dias, recomenda-se manter o manejo dos 20cm para não prejudicar o restante do sio e ensacar o mais rápido possível o material retirado que não será usado rapidamente. Utilizar plásticos recomendados para silagem e lacra-los bem de forma rápida.

  • Proteção

Por fim, após o procedimento de retirada, proteja novamente o silo, cubra-o com a lona para se evitar a ação do sol, chuva e do ar sobre o material.

Como se pode observar, o processo de ensilagem apresenta uma série de desafios práticos, desde a colheita até o processo de fornecimento, é importantíssimo ficar atento a todos eles e entregar aos animais um material com a melhor qualidade possível.

Quer saber mais sobre outros assuntos referentes à pecuária? Continue nos acompanhando aqui no nosso blog ou acesse nossas redes sociais.

Mais para você