Consequências da utilização de antibióticos no tratamento de diarreia de bovinos

O tratamento de diarreia de bovinos, assim como outras doenças deve ser acompanhadas por um profissional. Veja nesse artigo as consequências do uso de antibióticos sem acompanhamento profissional.

Compartilhe este post

O uso indiscriminado de antibióticos no tratamento de diarréia de bovinos, assim como outras doenças infecciosas na pecuária de leite e corte, tem gerado a cada dia, cepas de bactérias, mais resistentes aos antibióticos.

Antibióticos em bovinos sem recomendação veterinária

Consequências da utilização de antibióticos no tratamento de diarreia de bovinos
Créditos da imagem: IcoFort Agroindustrial

Em geral, são usados antibióticos em sub doses, em tempo menor que o recomendado, não respeitando a carência para a carne e o leite do animal tratado.

Além de fazer associações antibióticas não recomendadas, tais como associação de antibiótico bactericida com bacteriostático. A facilidade de compra desses antibióticos, por serem vendidos nas lojas agropecuárias sem necessidade de uma receita veterinária, permite todo o tipo de utilização errônea por parte do produtor. Lembrando que o uso de medicamentos na criação, deve ser acompanhando por um profissional.

Todos esses processos causam danos aos animais tratados e ao consumidor final de produtos lácteos e carnes.

Utilize alternativas naturais para o tratamento de diarreia de bovinos

Portanto, a utilização de alternativas naturais para tratamento de diarreias de bovinos, principalmente em animais jovens, pode diminuir drasticamente a utilização de antibióticos nos rebanhos brasileiros e, com isso, diminuir a incidência de cepas resistentes aos antibióticos.

Outra alternativa seria revisar o manejo e observar se esta seria uma fonte de diarreia, principalmente em bovinos mais jovens.

Gostou deste artigo? Confira outros em nosso BLOG falando sobre bovinos.

Mais para você